Em alguns posts venho tratando a transformação do perfil do Consumidor a partir do advento da internet. Sim, Consumidores 4.0 e 5.0 já não desenvolvem a ato do consumo no formato que era desenvolvido no século passado. Esse novo Perfil é multiplataforma, está interessado em todos os canais que a Marca disponibiliza, quer integridade de discurso da Marca alinhado em todos os canais, pesquisa, conhece produto e valores e, principalmente, consome por identificação, que é desenvolvida por sua avaliação sistêmica da Marca e influenciada por avaliações em seus Nichos de Relacionamento.
Parece complexo, mas muitas Marcas ainda não estão preparadas para esse Consumidor e aqui , independente do tamanho do seu negócio, há uma grande oportunidade estratégica!
As Comunidades Digitais, que sua Marca precisará identificar, fomentar e organizar-se para ela(s), utilizam a tecnologia para interação, que o Marketing Digital desenvolve. Fóruns, Redes Sociais, Plataformas de Conversão, que levarão aos Blogs, Sites e muitas outras.
O Marketing Digital é base para o desenvolvimento das comunidades e a sequência de ações estratégicas têm início na definição da(s):
Persona(s)
Plataformas tecnológicas para o Perfil do(s) Nicho(s)
Desenvolver as Estratégias Digitais para construírem relacionamento com sua(s) Persona(s) - Comunidades Digitais.
Muitas Marcas nem têm ideia ou não avaliam a evolução de suas Mídias ou se estão conversando com essas Comunidades ou quais são as Comunidades... apenas postam, sem objetivos claros e consequentes resultados.
As Marcas que precisam desenvolver ou aprimorar a MULTICANALIDADE precisam estar atentas ao Marketing Digital que oferecerão aos seus Consumidores. Comunidades Digitais não são ferramentas de conversa, redes sociais, fóruns, mas a utilização adequada e estratégica das Plataformas.
Parte do ato de criar está em descobrir os seus semelhantes. Eles estão em toda parte. Mas não procure por eles em lugares errados." - Henry Miller
MULTICANALIDADE ?
FAÇO e ensino a FAZER!
DiversificNegócios by EluMarin
Comments